Eu venho pensando em fazer um selo para valorizar produtos e serviços que são transportados ou pescados a vela, especialmente em embarcações tradicionais .
Há uma série de comunidades, especialmente no norte e nordeste que ainda trabalham com a vela, como os saveiros da Bahia, os bastardos de Camocin e eventualmente na Baia de Paranaguá também. Sei que existem vários outros exemplos, estes são os que vieram na cabeça.
A idéia seria alguns produtos poderem usar um selo "Transportado a vela", ou algo parecido, causando interesse ecológico o ou cultural nos consumidores. Seria importante criar um nome e uma arte que transmitisse este valor.
Sei que já houveram incentivos importantes para a continuidade do trabalho destes velejadores, mas penso que poderíamos pensar em algo no lado do desejo do consumidor em fazer parte disso. É bastante comum hoje as pessoas escolherem produtos pela forma que eles são produzidos ou transportados. Na Europa já existe algo similar: https://fairtransport.eu. Lá tiveram que reconstruir do zero, aqui ainda existe e acho que podemos ajudar a manter e crescer.
A questão não é comparar a praticidade ou o custo do transporte, mas considerar que estes barcos além dos motivos ecológicos tem um valor cultural e turístico. O selo ajudaria a transmitir este valor aos produtos.
Estou jogando esta idéia aqui para quem quiser contribuir, precisaríamos definir as atividades que podem usar o selo, pessoas com conhecimento em marketing e design para criar o logo e o nome, estratégias de distribuição (talvez online e sem custos) e divulgação. Não pretendo ganhar nada com isso, nem mesmo ter o logo do #SAL no selo, desta forma talvez outros influenciadores se sintam mais a vontade de ajudar também. Ajudaria divulgando, obviamente, e entrevistando personagens que usassem o selo quando passarmos pelos lugares que andarmos.
O que acham? Quem toparia embarcar neste devaneio?